Com os parques VSE 2 e VSE 7, teve início a operação comercial da primeira etapa do Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia (BA 518,7 MW), o maior empreendimento da Statkraft fora da Europa, A produção de energia das usinas deve atingir 2,3 mil GWh por ano, o suficiente para abastecer 1,1 milhão de residências brasileiras, segundo os cálculos da geradora.
O complexo, localizado nas cidades de Ibipeba e Uibaí, no interior da Bahia, está em uma área de 489,18 hectares e contará com 14 parques eólicos, totalizando 91 aerogeradores com 5,7 megawatts de potência cada. Com investimento de R$ 2,8 bilhões, dos quais R$ 1,1 bilhão está sendo financiado pelo Banco do Nordeste, Ventos de Santa Eugênia teve a construção iniciada em 2021 e está com 95% das obras concluídas.
Para Fernando De Lapuerta, CEO e Diretor-Presidente da Statkraft no Brasil, a companhia terá entre projetos em construção e operação, ultrapassado a marca de 1GW de capacidade instalada, o que fortalece a posição de liderança internacional.